INSCREVA-SE

Sobre o curso:

A especialização Gestão em BIM da FESPSP oferece uma formação teórica e aplicada, integrando tecnologia, gestão de processos e colaboração, com um forte embasamento técnico e visão estratégica.

A especialização Gestão em BIM da FESPSP oferece uma formação teórica e aplicada, integrando tecnologia, gestão de processos e colaboração, com um forte embasamento técnico e visão estratégica.

A pós-graduação Gestão em BIM foi desenvolvida de forma pioneira para suprir uma lacuna no mercado, onde a metodologia é frequentemente reduzida ao uso de novas tecnologias. No entanto, sua aplicação eficaz depende de uma mudança cultural, aliada à gestão de pessoas, informações e processos.

INSCREVA-SE

Investimento

18 x de R$ 1.109,00

Duração

03 Semestres

Período

Noturno: Terças e Quintas das 19h às 22:30

Sábados: 8h às 17h em algumas disciplinas.

Noturno: Terças e Quintas das 19h às 22:30


Sábados: 8h às 17h em algumas disciplinas.

DIFERENCIAIS

Visando trazer o que há de melhor no mercado, a FESPSP contruiu um curso robusto com parcerias inéditas

Bi-titulação

A FESPSP aliou-se à Universidad Europeia de Andorra e formulou o curso com a bi-titulação, possibilitando que os alunos possam estudar em ambas as instituições.

Dupla Diplomação: Formação Internacional na FESP e Andorra

Dupla Diplomação: Formação Internacional na FESPSP e Andorra

Ao concluir a pós-graduação, os alunos receberão dois diplomas, um no Brasil e outro na Europa, ampliando suas possibilidades de atuação profissional e internacionalização.

Intercâmbio Cultural e Acadêmico

Além do intercâmbio de culturas no país com experiência na utilização do BIM, o aluno poderá visitar a instituição europeia e, inclusive fazer intercâmbio.

Ampliação profisssional

Possibilidades de networking e aproximação com o mercado europeu e brasileiro.

Disciplinas

Introdução e gestão da Metodologia BIM
32 horas São abordados fundamentos e nomenclaturas, Fundamentos da Gestão de Processos; aspectos da arquitetura organizacional, relação entre a estratégia de negócios e a modelagem de processos; papeis do gestor do BIM, Princípios fundamentais e conceitos da metodologia BIM. Pilares Fundamentais do BIM. Diferença CAD para o BIM. Diferentes formas de contratação. Principais ferramentas e processos utilizados pela metodologia BIM. O fator PESSOAS na implantação do BIM. Análise dos processos e fluxos de trabalho em BIM e da Matriz de maturidade BIM nas empresas.
Legislações e políticas públicas para contratações em BIM
32 horas São abordados as normativas e legislação aplicadas. Gestão operacional de contratos. Processo de Normalização em BIM: estrutura de organização e sistema de classificação da informação para a construção. Tipos de auditorias. Referências normativas da auditoria. Procedimentos de certificação e entidades certificadoras. Políticas e formas de contratação em BIM.
Compras públicas e implementação da BIM no setor público
32 horas Compras públicas e desenvolvimento econômico e social. Governança e mecanismos de promoção da integridade nas contratações de obras e serviços de engenharia. Papeis do setor público e privado no aprimoramento das contratações públicas. Adoção da BIM na administração pública brasileira. BIM na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Desafios e boas práticas na disseminação da BIM pelo setor público.
Investimentos Públicos: Mecanismos de aplicação e transparência
32 horas Orçamento público e investimentos na indústria da construção civil. Federalismo e a centralidade do território nas políticas públicas. A reforma tributária e os investimentos nos entes federados. Transferências de recursos públicos e procedimentos. Investimentos decorrentes de transferências. Prestação de contas no setor público e transparência.
Gestão de projetos em BIM (coordenação, compatibilização e interoperabilidades
32 horas Fundamentos da Gestão de Processos; Tipos de projetos e definições dos entregáveis, Cuidados com interoperabilidade. Conceitos sobre interoperabilidade e ambiente openBIM. A história do formato IFC (Industry Foundation Class ses) e da Building SMART International. Fluxos de informações entre ferramentas BIM por meio do formato universal IFC. Barreiras, desafios e perspectivas do openBIM. Conceitos fundamentais que compõem o Model View Definition. Estado atual de interoperabilidade BIM.
Gestão de quantificação e orçamentação em BIM
32 horas Planejamento de construção convencional. Comunicação e problemas de distância transacional. Reduzindo a distância das transações através da difusão da inovação 4D BIM. Problemas de resistência e difusão. Características organizacionais. Taxa de adoção. Visualizando o processo de construção. Facilitando a compreensão do processo de construção. Planejamento logístico (movimentos). Comunicando o espaço de trabalho. Planejamento de layout do site (posições). Interrogação de design. Planejando métodos de construção. Trabalho vencedor. Validando o cronograma. Planejamento de segurança. Planejamento baseado em localização. Relatórios de progresso. Controle e Visualização. Por que eu quero 4D? Software de controle. Visualizando modelos BIM. Innovaya, Vico Office, Navisworks, Synchro, PointTools Bentley. Simulação de sequências de execução, Necessidades de espaço em obra, Zonas ativas em obra, Utilização planeada de espaços, Ativação parcial de obras, Verificação de conflitos de construção, Deteção de colisões de movimentos dentro da obra, Gestão de estoques.
Gestão da construção: BIM e LEAN (metodologias ágeis) e planejamento
32 horas A gestão da construção em BIM no canteiro. O uso das metodologias ágeis na melhoria da eficiência da fase de construção.
Gestão de comunicação e de CDE (ambiente comum de dados) e Gestão de Ativos
32 horas Gestão tecnológica de documentos. Ambiente Comum de Dados (CDE). Organização e controle de documentos BIM. Conceitos fundamentais de banco de dados. Análise de dados BIM com Business Intelligence. Diretrizes para mapeamento das informações e do fluxo de trabalho. Manual de Entrega de Conceitos de Informação. Simbologia BPMN em mapas de processos. A importância da gestão da operação no ciclo de vida dos empreendimentos. Plataformas FM para gestão de ativos e integração com o BIM. Gestão da informação para a gestão de ativos.
Território, desenvolvimento e democracia
32 horas Conceitos de Território. Território e desenvolvimento. Ação pública e relações sociais no território. A distribuição espacial da população e o processo de produção capitalista. Planejamento urbano e desenvolvimento sustentável. A adoção do georreferenciamento como instrumento de política urbana.
BIM e GIS aplicados ao planejamento urbano e projetos socioambientais de abrangência regional
32 horas As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a abordagem do planejamento urbano. Novo suporte para a tomada de decisões nas cidades. Integração de novos métodos de gestão urbana inerentes às ferramentas disponíveis. Inclusão da modelação 3D e BIM das cidades e o contributo das TIC (geoanálise, geolocalização e territorialização). Melhor gestão dos recursos energéticos da cidade através de Circularização da economia de resíduos. Ajuste dos sistemas de transporte e mobilidade na cidade. Contribuição dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na gestão eficaz da previsão de riscos naturais e artificiais e da resiliência das cidades. A utilização de processos BIM integrados a GIS para resolução de problemas regionais de impactos socioambientais. Sustentabilidade territorial e as ferramentas de análise de geoprocessamento. A interface entre a análise do território e a gestão das informações. Simulações de situações-problema e geração de estratégias para o enfrentamento dos impactos regionais socioambientais.
Conceitos contemporâneos de sustentabilidade e BIM
32 horas Os conceitos de sustentabilidade aplicados na gestão da construção civil. Gestão dos dados de desempenho das edificações: carga térmica, envoltórias, processos construtivos, sistemas de economia de água, sistemas de geração de energia e métricas de sistemas de certificação de edificações sustentáveis. O uso da metodologia BIM nas várias fases do ciclo de vida dos empreendimentos sustentáveis.
Implantação do BIM no Brasil e na Espanha
32 horas Os princípios e conceitos para a implementação do BIM nos setores público e privado. A estratégia BIM BR para a promoção do ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no país. O papel da iniciativa privada na consolidação do uso do BIM na indústria da construção civil. Desafios e ganhos com a implementação do BIM nas obras públicas e privadas. Estudos de casos de implantação BIM.


Coordenação

Docentes



FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522

Vila Buarque - São Paulo/SP

CEP 06243200


E-mail: atendimento@fespsp.org.br 

Telefone: (11) 3123 7800